Exames | Recomendações | ESPECÍFICAS

 


 

 

 

 

 

RECOMENDAÇÕES ESPECÍFICAS PARA ALGUNS EXAMES

URINA 1 e UROCULTURA:
A amostra é colhida no laboratório. Não há necessidade de ser a primeira amostra matinal, salvo recomendações do médico que solicitou o exame.

URINA de 12 ou 24 HORAS:
Essas amostras são constituídas pela urina produzida durante 12 ou 24 horas. Neste caso, retirar os frascos para a coleta no laboratório, juntamente com as instruções por escrito para a coleta domiciliar.

CULTURAS DE MICROORGANISMOS:
As amostras devem ser colhidas antes do início do uso de antibióticos, ou então, 7 dias após o final de sua administração. As amostras de secreções podem ser colhidas no consultório médico, em meios de cultura adequados, ou no próprio laboratório. Outros materiais são colhidos somente no laboratório. Nunca interrompa voluntariamente o uso de antibióticos para colher amostras para exame. Somente o médico que prescreveu a medicação poderá autorizar a sua suspensão.

ESPERMOGRAMA:
É necessária uma abstinência sexual de 3 a 7 dias. O material é colhido no laboratório, de segunda a sexta, entre às 7 e 9 horas.

CITOLOGIA ONCÓTICA/HORMONAL:
Lâminas com amostra para a citologia oncótica/hormonal, colhidas nos consultórios médicos, deverão ser entregues no laboratório em até 24 horas.

EXAME À FRESCO:
Amostras para exame à fresco, colhidas nos consultórios médicos devem ser encaminhadas ao laboratório imediatamente.

FEZES:
As fezes podem ser colhidas em casa e encaminhadas posteriormente ao laboratório. Retire gratuitamente no laboratório o frasco para a coleta, juntamente com as instruções específicas para seu exame.