Qualidade | PROGRAMAS EXTERNOS DE CONTROLE DE QUALIDADE          

 

 

 


A garantia de resultados corretos e seguros é um dos principais objetivos do Laboratório Oswaldo Cruz. Entre os vários recursos utilizados para que este objetivo seja alcançado, a participação em programas externos de controle de qualidade é um requisito indispensável.

No Brasil estão disponíveis dois destes programas. A
SBAC - Sociedade Brasileira de Análises Clínicas patrocina o PNCQ - Programa Nacional de Controle de Qualidade; e a SBPC - Sociedade Brasileira de Patologia Clínica patrocina o PELM - Programa de Excelência para Laboratórios Médicos.

A participação em pelo menos um destes programas é determinada por lei ( RDC-ANVISA 302/2003 ), entretanto, infelizmente nem todos os laboratórios participam efetivamente deles.

No Brasil estima-se a existência de aproximadamente 18.000 laboratórios, destes, apenas cerca de
3000 estão inscritos no PNCQ e em torno de outros 2000 participam do PELM. Alguns poucos laboratórios participam dos dois programas, como é o nosso caso. A grosso modo, pode-se afirmar que apesar de obrigatório, não mais que 30 % do total de laboratórios do país fazem parte de algum programa oficial de controle de qualidade, mantido pelas sociedades científicas, e destes alguns não estão aptos a receber os certificados de excelência e ótimo desempenho por não responderem a todos as avaliações ou não atingirem os índices de desempenho necessários para tal.

O
Laboratório Oswaldo Cruz participa do PNCQ desde julho de 1993, tendo obtido índices de desempenho que permitiram, desde o início, em todos os anos sem exceção a obtenção da classificação "EXCELENTE", conforme os certificados emitidos anualmente pela SBAC , além de ter recebido os certificados de prata, ouro e platina pela sua assiduidade e desempenho. Paralelamente, o laboratório participa também do PELM, desde junho de 1986 e da mesma forma, recebera em todos os anos, os certificados de ASSIDUIDADE e ÓTIMO DESEMPENHO. E ainda mais, é o único laboratório de Londrina e região a participar simultaneamente destes dois programas de controle externo de qualidade. Desta forma, ficam demonstradas as ações e o desempenho do Laboratório Oswaldo Cruz em busca da qualidade cada vez maior de seus resultados de exames.



LABORATÓRIO OSWALDO CRUZ - Excelência em Qualidade.