Qualidade | SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE                                      

 

 

 

 


Um Sistema de Gestão da Qualidade implementado, proporciona a uma empresa uma estrutura que lhe permite a identificação de eventuais problemas ou desvios de processos, com agilidade tal para que possam ser corrigidos antes que interfiram na qualidade de seus produtos ou serviços, de forma que estes sejam cada vez melhores.
Para tanto é necessário que se defina uma política de atuação e que as atividades produtivas sejam planejadas e executadas de acordo com esta política. Também é indispensável que cada membro da equipe seja devidamente qualificado para o desempenho de sua função. A partir de então deve ser feito o monitoramento da produção para que quando os resultados obtidos não são aqueles planejados seja feita a sua correção e, como conseqüência disso, o aumento da eficiência e produtividade e obviamente da satisfação dos clientes.

Desta forma, foi estabelecida a seguinte
Política da Qualidade para o Laboratório Oswaldo Cruz:

"Oferecer serviços de diagnóstico laboratorial com qualidade que satisfaça as necessidades de nossos clientes, a partir da aplicação de tecnologia e conhecimentos atualizados, disponibilizados pela parceria com fornecedores e pelo permanente desenvolvimento profissional de todos os membros da equipe. Esta política é sustentada e monitorada por um Sistema de Gestão da Qualidade que promove sua melhoria contínua, agregando valor aos laudos por nós emitidos."

Com este objetivo, toda a equipe do Laboratório trabalhou na implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, tendo como base a
NBR ISO 9001/2000, sistema este que foi auditado e certificado pela SGS ICS certificadora, e chancelado pelo INMETRO em 03/07/2002 com validade até 03/07/2005, cobrindo as seguintes atividades:

"Prestação de serviços de análises clínicas, compreendendo as atividades de provisão e realização de exames nas especialidades de bioquímica, hematologia, imunologia, hormônios, microbiologia, urinálise e parasitologia; provisão de exames nas especialidades de anatomia patológica, citopatologia, toxicologia, genética e biologia molecular; incluindo os serviços de atendimento aos clientes, a coleta das amostras na matriz, nos postos de coleta e em domicílio, e o serviço de apoio a laboratórios conveniados."

Entretanto, não paramos por aí.

"Nossa equipe continuou trabalhando na migração do Sistema de Gestão da Qualidade ISO para a certificação de sistemas com requisitos específicos para laboratórios de análises clínicas possibilitando, juntamente com os requisitos já implementados, um melhor controle dos processos e proporcionando nossa melhoria contínua. Desta forma, em setembro de 2005 conquistamos a acreditação pelo Sistema Nacional de Acreditação, quando fomos auditados pelo DICQ - Departamento de Inspeção e Credenciamento da Qualidade, da SBAC - Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, acretitação esta ratificada anualmente pelos auditores, até a presente data ."



LABORATÓRIO OSWALDO CRUZ - Excelência em Qualidade.